domingo, 6 de novembro de 2011

Não falei...


Lá vem mais uma Fliporto...Para quem não conhece ( se é que alguém não conhece ) é a festa literária de porto de galinhas, é isso? Acho que é. Bem, para resumir já é o sétimo ano dessa festa que, mais uma vez, será realizada em Olinda, na praça do Carmo , no período de 11 a 15 de Novembro. As festas literárias em Pernambuco são engraçadas... Porque falo isso? A impressão que tenho é que se todos gostassem ( realmente ) de Literatura ali o mundo com certeza estaria salvo. Esse comentário também se estende a Bienal do livro. Na verdade, acho que tanto uma quanto outra são "mercadões" para tentar vender livros , lançá-los e/ou uma oportunidade para escritores de renome falar sempre do mais do mesmo. Lanço aqui uma pergunta, quem assiste a uma palestra, tanto na Fliporto quanto na Bienal saiu de lá entendendo um pouco de Literatura? Pode ser.

Acho que essa dificuldade de sair de um ambiente literário sem entender de Literatura é devido a falta de discussão literária nesses lugares, a conversa hoje gira em torno dos autores e não de livros, de mercado e não de técnicas de escrita do livro lançado em questão. Sabe-se mais da vida íntima do escritor do que da personagem, não que seja desinteressante falar do autor , mas no mundo em que vivemos, cuja imagem visual está reinando perante a "imagem imaginária" não (tentar) desvendar os mistérios de um livro para uma população- ainda - leiga , tanto literariamente quanto em criticidade me parece uma heresia.

Enfim, não me ache descrente ou contra a atividade literária organizada, nada disso , porém acho que ao invés de mercadão essas feiras deveriam ser incentivos à leitura. Quem sabe se houvesse essa mudança de foco a Literatura não poderia ser realmente uma arte de um povo, e não de um grupo restrito como é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário