quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Universiotários: Cuidado o próximo pode ser você.



Desde a semana passada venho acompanhando a invasão dos alunos ao departamento de filosofia e letras da USP ( Universidade de São Paulo ) . A principal alegação ao motivo da invasão é que a polícia militar do estado de São Paulo está agindo com veemência nas abordagens no campus da Universidade,dessa feita, constragendo os alunos que, segundo eles não fazem nada de errado para que essas abordagens aconteçam.

Outra alegação também é a de que o reitor tem feito restrições a esses alunos e o clima na Universidade não estavam muito legal. Enfim, o departamento foi invadido, dezenas de " estudantes" tomaram conta das instalações do local. Beleza, tudo muito bom , tudo muito bem, mas verdadeiramente os motivos da invasão não é esse, na real seria a "proibição" de se fumar maconha no campus. Opa, menininhos de prédio, o uso da canabis sativa é proibido em todo território nacional, milhares de pessoas são presas diariamente em todo o país por causa disso. Então quer dizer que só por que você leu Kant, Aristóteles, Paltão e etc, ( verdadeiros revolucionários ) você tem o diretito de se sentir esquivado da lei... Nos poupem.

Essa invasão é ridícula, não preciso nem me extender muito nisso, mas o que eu queria chamar atencão era para duas situações: 1º) Isso não é fruto de mera revolta de alunos babacas de uma Universidade isolada. 2º) Queria comentar a declaração de um estudante cujas palavras passaram hoje no Jornal Nacional.

O primeiro comentário é que essa invasão, para mim , não é um caso isolado, como assim escritor? Explico. O que aconteceu em São Paulo, esta semana, vem acontecendo diariamente nas escolas em todo o Brasil: A perda da representação social. O que é isso? As pessoas, mais especificamente falando do alunado, não está entendo o paael social que o aluno representa. Na maioria das escolas não existe mais hierarquia, os discentes não entendem que mesmo com a 'igualdade' que a suposta democracia brasileira prega existe uma finalidade em se ter essa hierarquia: A de sempre se passar um conhecimento.

Além disso, o papel do professor está minimizado , pelo menos para os alunos, diante de tanta ' informação" que as novas tecnologias nos passma na atualidade.

Isso é bom? Pode ser. Porém,tem um detalhe importantíssimo que eles não percebem: é que quem vai fazer filtrar essa quantidade de informações da internet é o professor, está aí mais uma utilidade para nós nesses tempos pós- modernnos, se é que isso existe.

E para terminar essa postagem queria comentar, e fechar com chave de ouro o papelão dos universiotários da USP, a declaração de um estudante. A repórter perguntou: Por que vocês não vão para a delegacia ( nesse momento os "alunos" já estavam na frente da delegacia prestando depoimento) " Ah não, aqui a gente pode fumar nosso cigarrinho... É cada uma.

2 comentários:

  1. Olhem só a frase dos "revolucionários " da USP chega dá pena!!!

    ResponderExcluir
  2. Ideologia: Eu quero uma pra viver!!!!

    Bota esses meninos pra ouvir Cazuza....

    ResponderExcluir